POVOADO DE TOCONAO – Deserto de Atacama

6º dia de viagem – (Continuação..) San Pedro de Atacama. 

Após conhecermos as Lagoas irmãs Miñiques e Miscante, retornamos para a estrada rumo ao povoado de TOCONAO.



INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

Preço do passeio: Este passeio está incluído no mesmo pacote da Lagoa Chaxa e Reserva Nacional dos Flamingos, Socaire e as lagunas altiplanicas, que foi o valor de PCL 20.000 por pessoa, com almoço incluso, é continuação do mesmo passeio da postagem anterior)

Agência: MAXIM EXPERIENCE, que recomendamos pelo excelente guia JAIME LASCANO.

No caminho, paramos na beirada da estrada para nosso guia Jaime colher um pouco de Rica-rica (acantholippia), uma planta que segundo ele, ao esfregar com força entre as mão e posteriormente cheirá-la (posicionando as mãos como um inalador natural), atua melhorando o mal estar causado pela grande altitude. Também pode ser utilizado com emulsão e inalar o vapor. Pena que só soubemos disso na volta do passeio da altura de 4.200m. Esta planta também pode ser utilizada para dor de barriga.

Descrição da Imagem: Nosso guia colhendo rica-rica, para conhecermos

Descrição de Imagem: Rica-rica



POVOADO DE TOCONAO

Chegamos em Toconao, altitude de 2.475m e com uma população com cerca de 500 habitantes. Muita da construção local utiliza pedra vulcânica chamada de liparita



VÍDEO DE NOSSA VISITA AO POVOADO DE TOCONAO
Para assistir ao vídeo, clique na imagem acima



Descemos da van e nos reunimos na praça para ouvirmos um pouco sobre a história do local.

Descrição de Imagens: casas em Toconao


A Igreja de San Lucas é a segunda igreja mais antiga de todo o Chile. Esta que vemos não é a original, pois foi derrubada por um terremoto chileno, prova desta reconstrução é a marcação na parte superior da entrada principal da igreja que data de 1938.

Descrição de Imagem: Igreja de San Lucas em Toconao

Descrição de Imagem: Placa na parte superior da entrada principal indicando a reconstrução em 1938


Alguns detalhes na arquitetura da Igreja de San Lucas:
- Parede do lado direito, está inclinada para fora, resultado de um dos terremotos;




- Na porta de entrada da igreja, existe ao lado direito uma figura de lhama (povo atacamenho) e do lado esquerdo de um burrinho (colonizador espanhol), sincretismo.

Descrição de Imagem: Porta principal da igreja de San Lucas e as figuras do burro e da lhama, nas laterais


O Campanário data do século 17. A madeira utilizada é de um tipo de cactus e amarrada com couro de lhama. Mantém a estrutura básica original.

Descrição de imagem: Campanário de Toconao


Descrição de Imagem: Valter na porta do Campanário feito de madeira de cactus


Uma curiosidade é do posicionamento do Campanário em relação a igreja. 


Normalmente ele se localiza ao lado da igreja e este está posicionado a frente, significando um sincretismo popular e religioso. 


A explicação está que quando os espanhóis chegaram aqui, num pequeno grupo, encontraram uma população com cerca de 5 mil pessoas indígenas. Tiveram que aplicar um estratégia para controlar o povo deste lugar, separando os pais foram para um loca, as mães para outro local e as crianças para um terceiro local, separando as famílias, formando as comunidades: San Pedro de Atacama, Toconao e Socaire. Foi uma maneira utilizada para se evitar que não houvesse nenhuma rebelião, pois caso alguma das partes tentasse algo, eles ameaçariam maltratar as outras partes, exemplo: se os pais quisessem se rebelar, teriam as mães e os filhos. Este foi o processo de conquista dos espanhóis aqui no norte do Chile.

No século 17 começam lentamente a batizá-los com nomes espanhóis, juntamente com o ingresso da religião católica e consequentemente as construções das igrejas, que eram realizadas por mão de obra indígena, mas secretamente, os índios atacamenhos iam colocando detalhes com significados para seu povo e assim ocorrendo o sincretismo.

A igreja representa a mulher e o campanário o homem, então, em Tocoano o Campanário se localiza a frente da igreja para protegê-la. Os filhos somos nós, pois quando adentramos a igreja representamos a fecundidade e desta forma eles representam a união novamente das famílias.

Descrição de imagem: Campanário em frente a Igreja em Toconao


Os espanhóis ensinaram os índios a pintarem e a maneira que eles iam aprendendo a pintar iam inserindo elementos ocultos, como uma ave, uma planta, ocorrendo assim um sincretismo também nas artes e desta forma os espanhóis não se davam conta que ali também estava exposto algo da cultura atacamenha.

Descrição de Imagem: quadro existente dentro da igreja de San Lucas em Toconao, expressando o sincretismo

2 comentários:

  1. Essa planta também é boa para volvo ou nó na tripa.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante esta história e o simbolismo religioso.

    ResponderExcluir

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...