VIAGEM DE ÔNIBUS AO DESERTO DE ATACAMA

4º dia de viagem – SANTIAGO continuação...

Ao final do dia, nos organizamos para a viagem de ônibus para o Deserto do Atacama.

Combinamos com Ignacio, do B&B Providencia, que deixaríamos parte de nossa bagagem guardada com ele, pois teríamos de andar a pé alguns trechos e muita bagagem ficaria complicado.

E) VIAGEM DE ÔNIBUS AO DESERTO DE ATACAMA

Nossa viagem estava marcada para as 22h00, mas como seria muito tarde para andarmos à pé até o metro de noite, resolvemos irmos mais cedo para a rodoviária e aguardarmos por lá.

Sendo assim, ás 19h00 saímos do B&B Povidencia, andamos até a estação de metro MANUEL MONTT e pegamos o metro rumo a estação UNIVERSIDAD SANTIAGO.

Verificamos a possibilidade de guardamos a bagagem enquanto esperamos o horário do embarque, mas teríamos que pagar PCL 1.200 (R$ 4,08), então resolvemos ficar com elas.

Encontramos uma lanchonete dentro da rodoviária, onde pudemos acomodar a bagagem com segurança, enquanto comemos e depois, o Nando ficou conversando e treinando o portunhol com os funcionários do local, enquanto revisávamos o planejamento de viagem.

Descrição de Imagem: Valter e Beta aguardando o horário de embarque para o Deserto

Compramos a passagem, como já comentamos na postagem Viña del Mar/Valparaíso, na véspera e com isso, não conseguimos passagem para o horário que havíamos planejado (manhã de 10/07), por este motivo, fique esperto e compre com antecedência seus bilhetes e de preferência de ida e volta.

Pagamos por cada trecho o valor de PCL 34.000 (R$ 117,10).

Descrição de Imagem: Nossa passagem de ida para San Pedro de Atacama pela Tur Bus

VÍDEO VIAGEM DE ÔNIBUS SANTIAGO - DESERTO DE ATACAMA

Clique na imagem acima para assistir ao vídeo

No horário pontual, o ônibus estacionou na plataforma de embarque e após de todos acomodados, zarpamos para nossa longa viagem de 24h, com destino ao Deserto de Atacama.

Descrição de Imagem: Valter na plataforma de embarque e ao fundo nosso ônibus

A noite foi tranquila, dormimos bem acomodados, apesar de termos optado pelo ônibus tipo semi-cama. A Tur Bus oferece travesseiro e coberta e apesar de muito frio lá fora, dentro é mantido a uma temperatura bem agradável, com aquecedor ligado.

Descrição de Imagem: Nando dormindo na viagem ao Deserto de Atacama

Da saída de Santiago as 22h00, realizamos a primeira parada por volta das 7h00, para reabastecer o ônibus, na Rodoviária de Cupiapó (ás 6h00 o comissário de bordo do nosso ônibus entregou um kit lanchinho para cada passageiro, com um suco e um alfajor). Ficamos parados por cerca de 20 minutos e depois seguimos viagem.

Nossos gastos nesta parada foram, por pessoa, de:

Achocolatado (estranhamos, pois preparam com água e não leite, não fica muito gostoso, mas esquenta) = PCL 400 (R$ 1,38);
Sanduiche (pão de forma e patê de alguma coisa, pois não conseguimos identificar, lembrava o sabor de pimentão vermelho) = PCL 1.360 (R$ 4,68)
Barra de Chocolate = PCL 1.190 (R$ 4,10)

Descrição de Imagem: caixa de lanche de café da manhã oferecido pela Tur Bus

Descrição de Imagem: 1 alfajor e 1 suco

Por volta das 10h30 da manhã, tivemos uma surpresa ao avistar o Oceano Pacífico, em pleno deserto. Foram se revelando paisagens maravilhosas!

Descrição de Imagem: A beira da estrada para o Deserto de Atacama, o Oceano Pacífico

Depois, entramos num trecho de puro deserto, quase que nenhum vestígio de vida, nem animal, nem vegetal, chega a ser impressionante, nos lembrando cenas de filmes de pós bomba nuclear. È bonito no início, mas em alguns momentos passa a ser monótono.

Descrição de Imagem: Deserto de Atacama, vista do nosso ônibus

Às 13h00, o nosso comissário de bordo serviu um pacote a cada passageiro e dentro havia um sanduiche de salame e um suco.

Descrição de Imagem: Pacote de lanche/almoço oferecido pela Tur Bus

Descrição da Imagem: nosso lanche de salame

Descrição de Imagem: suco do nosso lanche

Paramos também na Rodoviária de Antofagasta, a cerca das 17h00 da tarde, uma importante região portuária do norte do Chile. Mas passamos por uma área que acredito ser a periferia da cidade, pois ao longe avistávamos os prédios, que deduzimos ser a zona mais bonita.
 Permanecemos cerca de uns 15 minutos e retornamos a estrada.

O por do sol no deserto foi um espetáculo deslumbrante!

Descrição de Imagem: Por do sol no Deserto de Atacama, visto da estrada

Descrição de Imagem: Anoitecer no Deserto de Atacama, visto da estrada

Por volta das 19h30 chegamos a Calama, nossa útima parada, antes de San Pedro. Também permanecemos cerca de 20 minutos na Rodoviária, e estava muito frio fora do ônibus. Valter procurou um telefone público para ligar para o nosso Hostel em San Pedro, mas não encontrou nenhum em toda rodoviária, então, o comissário de bordo do nosso ônibus, Felipe, realizou a ligação para nós e comunicou a Angélica que estávamos em Calama e assim ela poderia calcular nosso tempo de chegada, pois iria nos buscar na rodoviária de San Pedro.

DICA 1: É importante levar um desses apoios de pescoço infláveis, pois não permitem que ao dormir, a cabeça fique “caindo” para os lados;

Dica 2: Não se esqueça de fones de ouvido, pois oferecem canal de musica e na TV passam filmes e documentários interessantes, mas não disponibilizam os fones;

DICA 3: Leve água, lanche, suco, fruta, bolacha, bala, e guloseimas que goste, pois o ônibus faz pouquíssimas paradas durante o percurso;

DICA 4: Por termos deixado para comprar as passagens para San Pedro na véspera da viagem, só tinham disponíveis as ultimas poltronas do ônibus, ao lado do banheiro. Imaginamos que iríamos nos dar mal, pelo fato de ser uma viagem de 24h, mas nos enganamos, pois não sentimos qualquer odor desagradável e ainda tínhamos um espaço extra ao lado de nossas poltronas que pudemos organizar nossas mochilas, que corresponde ao final do corredor. Considerando também que não houve tráfego de pessoas passando por nós, pois a porta do banheiro ficava na altura das poltronas a nossa frente. Também tivemos mais privacidade, uma vez que não tínhamos acentos ao nosso lado. Então, foi uma boa opção e recomendamos para os ônibus da Tur Bus, semi-cama, de 2 andares. Pois notamos que o semi-cama de apenas 1 andar, ao final do corredor, já possui uma configuração diferente.