VIAGEM ATÉ OURO PRETO-MG

3º DIA DE VIAGEM DE FÉRIAS JANEIRO

RESENDE/RJ ATÉ OURO PRETO/MG

RETROSPECTIVA DA VIAGEM ATÉ AQUI...

Para quem acompanha as nossas viagens, em janeiro de 2010 decidimos pegar estrada sem rumo certo.

No 1º dia de viagem, saímos de Mogi das Cruzes e seguimos até Caraguatatuba (veja este trecho no link

No 2º dia de viagem, fomos até Ilhabela realizar um passeio de escuna e no final da tarde decidimos subir a Serra do Mar  rumo ao estado de Minas Gerais, mas paramos para dormir em Resende-RJ. (veja este trecho da viagem no link http://viagensfamiliamorettipadulla.blogspot.com.br/2010/12/blog-post.html ).

Paramos num motel na beira da Rodovia Presidente Dutra que nos pareceu um bom lugar para pernoitar. Foi uma boa opção, pois as acomodações eram boas, com ar condicionado, bem limpinho e a pernoite dava direito ao café-da-manhã e pelo valor de R$48,00. Tudo o que precisávamos para descansarmos e seguir viagem no dia seguinte...

3º dia de viagem RESENDE/RJ até OURO PRETO/MG

Muito bem, agora estamos no 3º dia dessa aventura e como agora temos por meta seguir para o Estado de Minas Gerais, aí vamos nós...

VÍDEO DO 3º DIA DE VIAGEM

Para assistir ao vídeo, clique na imagem acima

MAPA DA VIAGEM DO 3º DIA

Descrição de Imagem: Mapa do trecho da viagem de carro de Resende-Rj até Ouro preto-MG

A rota possui cerca de 450 km.
Saímos logo cedo de Resende-RJ, após tomarmos um delicioso café da manhã.

Descrição de Imagem: Valter e Roberta com cara de "quem acabou de acordar".

Na estrada, após cerca de 180km, passamos pela fronteira entre Rio de Janeiro / Minas Gerais, na cidade de na cidade de Comendador Levy Gasparian.

Descrição de Imagem: Portal de chegada da cidade divisa de Comendador Levy Gasparian-RJ

Viagens Familia Moretti Padulla_BOLGSPOT
Descrição de Imagem: Roberta e Valter na divisa entre os estados do RJ e MG

Rodamos mais uns 145 km e paramos para almoçar na cidade de Barbacena-MG.
Roberta quis almoçar no Hotel Grogotó, local onde se hospedou várias vezes com sua família, na década de 80.

Foram momentos de grandes lembranças de convívio familiar que ela teve neste Hotel Escola do SENAC.

Descrição de Imagem: Roberta e ao fundo o prédio do Hotel escola Grogotó, em Barbacena-MG
Descrição de Imagem: Valter e Roberta no almoço do Hotel-Escola Senac Grogotó

Após o almoço, retornamos para a estrada e rodados mais 75 km, chegamos na cidade de Conselheiro Lafaiete-MG, onde passamos por uma placa que indicava que neste trecho estávamos entrando na ESTRADA REAL.

Descrição de Imagem: Placas indicativas da ESTRADA REAL

Rodamos cerca de 21 km na ESTRADA REAL e chegamos a Outro branco-MG.

Para quem não conhece a história desse lugar, alguns ex integrantes da bandeira  de Borba Gato se sentiram atraídos pela possibilidade de existência de ouro no local e no final do Século XVII desbravaram esta região. O bandeirante Miguel Garcia, lá encontrou ouro que tinha uma coloração esbranquiçada, ficando assim conhecido como "ouro branco".

Na beira da estrada, avistamos várias placas que indicavam sobre A CASA DE TIRADENTES e ficamos curiosos em conhecer e para lá seguimos.

Descrição de Imagem: Placa indicativa da estrada sobre a CASA DE TIRADENTES

A casa fica as margens da Estrada Real.

Descrição da Imagem: Valter e ao fundo a CASA DE TIRADENTES

No local, fomos atendidos por uma funcionária que nos contou que a casa não era do famoso alferes Tiradentes, mas de um amigo dele, que também era alferes. Ué? Como assim? Então por que chamar CASA DO TIRADENTES?

Enfim, continuando a história contada por ela, Tiradentes frenquentava a casa para descanso de viagem e para se reunir com outros inconfidentes.

Pesquisando posteriormente a respeito, descobrimos que o local era pousa de tropas, nada apropriado e discreto para se discutir uma revolta contra a Coroa.

Também encontramos relatos sobre anotações no diário do Imperador Dom Pedro II, quando se hospedou no local, no Século XIX, durante uma viagem a Vila Rica (atualmente a cidade de Ouro Preto).

Descrição de Imagem: Valter no interior da CASA DE TIRADENTES

A casa passou por processo de restauração e se apresenta em condições razoáveis, no período de nossa visita. Claro que seira bem melhor se fosse explorada com mais adequadamente, com guias e informações corretas.

Descrição da Imagem: lateral da casa de Tiradentes em Ouro Branco-MG

Como marco histórico é imperdível, apesar de NÃO ser a CASA DE TIRADENTES...

CHEGADA EM OURO PRETO

Por fim, chegamos a cidade de Outro Preto e fomos logo procurar uma pousada para nos hospedar.

Descrição de Imagem: Roberta e ao fundo a Pousada dos Bandeirantes, em Outro Preto-MG