TOUROS - RN

TOUROS - RN


Trajeto até Touros

Ao estilo Família Moretti Padulla, estávamos em casa e decidimos pegar uma estrada e conhecer um novo lugar e desta forma, decidimos ir até Touros – RN.


Nosso roteiro:
 - Natal até Touros, cerca de 100km de distância


Descrição da Imagem: Mapa rodoviário de Natal até Touros - RN



Saímos de Natal-RN com tanque cheio:

1º hora: Natal-RN até a entrada para a BR 101 = 35km, pois realizamos parada para água de coco e tirar dinheiro no caixa eletrônico;
2º hora: Entrada na BR 101 até Touros-RN = 102km, com parada no Parque Eólico Rio do Fogo.

Para este passeio levamos:
·         Água;
·         Câmera de foto/vídeo;
·         Protetor Solar;
·         Roupa de banho e toalhas;
·         Boné;
·         Cadeiras de praia.


VÍDEO DO PASSEIO NATAL - TOUROS







Saímos de nosso apartamento em Natal – RN as 09h10 e fizemos uma parada na barraca do coco gelado na Av. Roberto Freire – Praia de Ponta Negra.


Descrição de Imagem: Valter na barraca do coco gelado



Após esta refrescante hidratação, seguimos nosso roteiro rumo Touros, mas antes teríamos que tirar dinheiro, pois sabemos que alguns lugares de praia não aceitam cartão de crédito/débito, então é sempre bom termos uma reserva em espécie. Com isso, desviamos um pouco nosso roteiro por cerca de 8 km, até o retorno a rota original.

De volta ao caminho rumo a Touros, decidimos seguir pela PONTE DE TODOS "Newton Navarro"

Descrição de Imagem: Vista da Ponte de Todos Newton Navarro - Natal RN


Por este caminho já entramos na BR 101 próximo a Extremoz – RN e seguimos rumo norte, para Touros.

Como já comentado na postagem de São Miguel do Gostoso – RN é interessante notar as diferentes tonalidades das areias existentes nas paisagens na beirada da estrada.

Rodados 83km, nos deparamos novamente com o PARQUE EÓLICO RIO DO FOGO e desta vez resolvemos conhecê-lo mais de perto (no passeio a São Miguel do Gostoso – RN, passamos por este Parque, mas não paramos).


Descrição de Imagem: Valter e Roberta Padulla no Parque Eólico Rio de Fogo RN


Localizado no município de Rio do Fogo (distante 81 km de Natal) no estado brasileiro do Rio Grande do Norte é o terceiro maior parque eólico do Brasil.

Descrição de Imagem: Valter na estrada dentro do Parque Eólico



Após a esta parada, seguimos pela BR 101 até Touros, onde encontramos uma estátua de jangada indicando o novo caminho a seguir, saindo da BR 101.

Descrição de Imagem: Roberta Padulla junto a estátua de jangada na beira da BR 101


Descrição de Imagem: Valter na beirada da estrada para Touros



Neste momento completamos nossa 2ª hora de viagem, pois como já citamos, desviamos nosso caminho para tirar dinheiro e depois paramos no Parque Eólico, senão em apenas 01 hora dá pra fazer este percurso Natal - Touros.



TOUROS

Touros é a cidade localizada mais a nordeste do Brasil, é considerada a “esquina do Mundo” e onde o “vento faz a curva”, por ser o vértice, o ângulo maior do país. É uma cidade tranquila e que vive da pesca, artesanato e turismo.

Descrição de Imagem: Mapa da localização de Touros e indicadores mostrando o "calcanhar do Brasil " e o "início da BR 101"
Existem duas versões quanto a razão do nome da cidade:

            - Alguns contam que existia na praia um rochedo que formava a cabeça de um touro, mas que com a ação da natureza, hoje não existe mais;
            - Outros contam que este nome foi dado pelos portugueses numa referência a um grande rebanho de gado existente na região, no Século XVIII.

Touros foi o local de desembarque da esquadra chefiada por Gaspar de Lemos, enviada pelo rei de Portugal (D. Manuel I) com o objetivo de visitar as terras recém descobertas e oficializar o domínio sobre elas. Neste local foi fixado um marco de pedra mármore, com a inscrição do ano de 1501 e o desenho da Cruz da Ordem dos Cavaleiros de Cristo, a Cruz de Malta, hoje guardada no Forte dos reis Magos em Natal, que serviu como confirmação de se tratar de terras da coroa portuguesa.

Descrição da Imagem: Valter ouvindo as explicações sobre o marco de Touros,  quando da nossa visita ao Forte dos Reis Magos (Natal - RN) e ao fundo o marco original de 1501.

OBSERVAÇÃO: abordamos mais detalhes sobre este marco na postagem de nossa visita ao Forte dos Reis Magos

Por motivo do fracasso da primeira esquadra quanto a povoação, um segundo desembarque português ocorreu em 1638, quando 1.400 homens, chefiados por Luís Barbalho, não conseguiram atingir o objetivo e tiveram de prosseguir viagem marítima, até chegar à praia dos Marcos, no Rio Grande do Norte. As tropas partiram por terra rumo à Salvador, deixando para trás quatro canhões fixados sobre um rochedo encravado na praia, canhões estes que se encontram na praça da matriz da cidade de Touros.



Descrição da Imagem: Os canhões portugueses deixados em Touros em  1638 e hoje localizados  na praça da matriz de Touros


Descrição da Imagem: Os canhões portugueses e ao fundo a Matriz


No final do século XVII e início do século XVIII, a expansão agrícola dos municípios de Extremoz e Ceará-mirim deu início ao desenvolvimento do território. Durante o período da grande seca que se abateu no Rio Grande do Norte, entre 1792 e 1796, a área de Touros experimentou sinais efetivos de crescimento populacional, ao receber um grande número de trabalhadores agrícolas e sertanejos, que fugindo da grande estiagem se instalaram na região em busca de terras boas para a criação de gado e para a plantação de lavouras. 


No século XVIII, quando os portugueses começaram a se fixar definitivamente, chegou à região a imagem de Bom Jesus dos Navegantes, padroeiro do município, cuja origem é difusa, não se sabendo se veio por mar ou terra, se por promessa ou doação. A construção da sua capela, feita em pedras, teve início em 1778, sendo concluída em 1800. No ano de 1832, foi instalada a freguesia do Bom Jesus dos Navegantes do Porto de Touros. No dia 11 de abril de 1833, pela Resolução do Conselho do Governo, Touros foi desmembrado de Ceará-mirim, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Descrição de Imagem: Beta e ao fundo a Igreja de Touros - RN


Descrição de Imagem: Parede da igreja, com a  exibição de pedaço da parede original em pedra


Bem próximo da praça da igreja de Touros, fica a praia principal de Touros.


Descrição de Imagem: Praia de Touros (visual do lado direito)


Descrição de Imagem: Praia de Touros (vista do lado esquerdo)


Ao longe, podemos avistar o FAROL DO CALCANHAR (abordado mais detalhadamente na postagem do mesmo nome), que é considerado o maior farol em atividade do mundo e o maior em construção da América Latina.


Descrição de Imagem: Praia de Touros e ao fundo o Farol do Calcanhar


Descrição de Imagem: Valter e Roberta no Farol do Calcanhar - Touros - RN
Infelizmente o Farol do Calcanhar só está aberto para visitação aos domingos a tarde e sendo assim não pudemos passar da cerca e portão fechado. Mas deixamos aqui a certeza de retornar em um domingo para conhecermos o Farol por dentro e desfrutar da vista no alto. 

Entre o centro da cidade de Touros e o Farol do Calcanhar, passamos pelo início da BR 101





Um comentário:

(Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México

  (Passeio) PIRAMIDES DE LAS FLORES - Tampico / Golfo do México Vídeo do passeio 🚨 LINK IMPORTÂNTE 🚨 💟 Clique para INSCRIÇÃO CANAL ROBER...